ivane4.jpg
  • LinkedIn
  • Instagram

Ivane fávero

Consultora em Turismo, especialista em planejamento turístico e enoturismo e criadora de conteúdo digital @viajantemaduro

Ivane Maria Remus Fávero é bacharel em Turismo pela PUC; Especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS e em Gestão Pública Municipal pela UFRGS; Mestre em Turismo pela UCS. Realizou o MBA de Planejamento e Marketing do Turismo pela George Washington University. Foi Diretora e Secretária de Turismo de Bento Gonçalves e Secretária de Turismo de Garibaldi, por 5 gestões, totalizando quase 20 anos de atuação no setor público. Foi professora de Cursos Superiores de Turismo por 12 anos (UCS e Fisul). Foi Gestora de Turismo do Sebrae Serra Gaúcha e Consultora do Sebrae Brasil e do Instituto Marca Brasil, junto ao Ministério do Turismo, quando construiu a metodologia para o desenvolvimento dos 65 Destinos Indutores, juntamente com outros consultores, tendo viajado para vários estados, para a realização de oficinas.


Também contribuiu com o Governo Estadual do Rio Grande do Sul no desenvolvimento dos Planos Regionais de Turismo. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo e do Conselho Estadual de Turismo, integrou os Conselhos Municipais do Turismo de Bento Gonçalves e de Garibaldi, além de compor a diretoria da Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Gaúcha. Também integrou o Conselho de Políticas Culturais de Garibaldi e os Conselhos de Patrimônio Histórico e Cultural de Bento Gonçalves e Garibaldi. Foi Presidente da Associação Nacional de Dirigentes e Secretários de Turismo – Anseditur, 2012-2013. Autora do Livro Políticas do Turismo – Planejamento na Região Uva e Vinho – EDUCS, 2006, entre outros artigos e capítulos publicados no Brasil e no exterior. Realizou palestras em vários países além do Brasil, como Portugal, Itália, Espanha, Argentina e Uruguai.

 

Especialista em Enoturismo. Foi Presidente (2017 – 2019) e Fundadora da Associação Internacional de Enoturismo – Aenotur. Recebeu o título de Embaixadora Città del Vino, na Itália. Também foi homenageada como “Amiga do Vinho”, recebendo o Trofeu Vitis, pela Associação Brasileira de Enologia – ABE. Em Garibaldi, cidade em que atuou como Secretária de Turismo e Cultura, recebeu os títulos de Cidadã Garibaldense, Medalha Ordem do Mérito do Município e, ainda, Embaixadora do Turismo de Garibaldi. Responsável pelo Blog Viajante Maduro. 
 

Atualmente atua como Consultora, Conteudista, Coolhunting e Palestrante em Turismo. 
Também faz parte do Think Tank de especialistas internacionais no setor de enoturismo, que inclui diretores e consultores de vinícolas, instituições, associações, universidades e destinos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Itália, México, Portugal, África do Sul, Uruguai e EUA. Procurando soluções e recomendações para o setor de maneira cooperativa e, no Brasil, da Rede  nima, formada por especialistas do setor turístico, com consultores e profissionais de várias regiões do Brasil, visando colaborar com a construção do saber-fazer do turismo.