luisa-parente.jpg
  • LinkedIn
  • Instagram

luisa parente

Secretária Nacional ABCD

Nascida no Rio de Janeiro, Luisa Parente, 49 anos, iniciou a carreira como atleta de ginástica artística aos 6 anos, no Clube de Regatas do Flamengo.

 

Ao longo dos 16 anos em que competiu, participou de torneios no Brasil e no exterior, tendo sido campeã brasileira em todas as categorias que disputou: mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto. Foi a primeira ginasta brasileira a participar de duas Olimpíadas consecutivas, em Seul 1988 onde foi finalista olímpica e Barcelona 1992.

 

Também se tornou a primeira brasileira a conquistar duas medalhas de ouro na ginástica artística em Jogos Pan-Americanos, em Havana 1991, no salto e nas barras assimétricas.

 

A secretária Nacional da ABCD encerrou a carreira esportiva aos 22 anos, nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata (1995), na Argentina. Depois disso, formou-se em Educação Física pela Universidade Gama Filho e em Direito pela Universidade Candido Mendes. Concluiu o MBA Executivo na COPPEAD-UFRJ em 2014. Em 2016, Luisa passou a atuar como membro auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, TJD-AD até sua nomeação como Secretária Nacional.