foto do Ronaldo.JPG
  • LinkedIn
  • Instagram

ronaldo lima dos santos

Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor

Ronaldo Lima dos Santos é graduado como Oficial do Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras (1979), graduado em EDUCAÇÃO FÍSICA - ESEFEX (1983) e mestrado em APLICAÇÕES MILITARES pela ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS (1989)). Foi instrutor da Escola de Educação Física do Exército, na cadeira de Futebol, e da Academia Militar das Agulhas Negras.

Paraquedista, serviu na Brigada Paraquedista do Exército e foi comandante da Base Administrativa da Brigada de Operações Especiais, em Goiana.

 

É pós-graduado em preparação física, técnica e tática de futebol pela Universidade Castelo Branco, RJ, e em Futebol e Treinamento Desportivo pela Escola de Educação Física do Exército.

No meio esportivo trabalhou no Botafogo Futebol e Regatas, por mais de 20 anos, nas funções de supervisor de futebol profissional e coordenador e Gerente das categorias de base. Na CBF, passou por diversas áreas técnicas e, entre elas, supervisor da Seleção Feminina de Futebol.

 

Exerceu a função de Diretor de Futebol profissional no Vila Nova, Cabofriense e no Resende.

 

Foi Gerente do Futebol de Base do Santos F.C. no período de 2015 a 2017 e atualmente é o Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor da Secretaria Especial dos Esportes vinculada ao Ministério da Cidadania, desde 2019.