top of page

Vinicius Brito

Moderador

Vinicius Brito


Assessor técnico de Cultura da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).

Jornalista, radialista, compositor e escritor, é formado em jornalismo pela Unisinos, com pós-graduação em Marketing e Comunicação na ESPM e Mestrado em Ciências da Comunicação na Unisinos. Tanto na graduação como no mestrado, apresentou trabalho de conclusão de curso e dissertação sobre Carnaval, mais especificamente com análises sobre a cobertura jornalística dos desfiles de escolas de samba.

Atuou como produtor, repórter e comentarista das coberturas das Rádio Gaúcha e ABC nos carnavais do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Uruguaiana e a Cruz Alta. Já assinou coluna sobre Carnaval nos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora, além de ter produzido o programa “Chora, Cavaco”, na Rádio Farroupilha.


Na televisão, produziu e dirigiu a transmissão dos desfiles do Carnaval de Porto Alegre na RBS TV, onde também foi editor da cobertura das escolas de samba no Jornal do Almoço. Na TVCOM, produziu e dirigiu cinco temporadas da série Personagens da Folia e foi comentarista das transmissões do Carnaval de Uruguaiana.


Atualmente, integra a equipe de Carnaval da rádio ABC 103,3, apresenta semanalmente o programa “Samba-Enredo”, na FM Cultura 107,7 e ainda o podcast SamBRITO, na Cubo Play.

No Carnaval, Vinicius Brito é compositor desde 2008 de diversas escolas de samba do Rio Grande do Sul, tendo sido campeão do carnavais de Porto Alegre (grupo Especial e Acesso), Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Guaíba. Já venceu 17 prêmios de melhor samba no Carnaval da Capital. Em 2019, foi um dos autores do livro “Imperador, eu teria tanta coisa pra dizer”, que contou a história de 60 anos dos Imperadores do Samba. Vai ao Carnaval do Rio de Janeiro, ininterruptamente, há 30 anos.

Vinicius Brito
bottom of page